Casa Arte Cidadania

“Educar para a cidadania por meio da arte.”

No ano de 1999, a Profª Vania da Silva iniciou um projeto carnavalesco com jovens da favela da Imperador, zona sul da cidade de São Paulo. Ao conhecer o potencial artístico dos adolescentes, a professora constatou que seria possível agregar novas perspectivas às suas vidas. Objetivando a continuação dos trabalhos, foi criado um espaço físico adequado para desenvolvimento e expansão das atividades.
Assim nasceu a Casa Arte Cidadania.

Principais objetivos do projeto:
• discutir e refletir a arte como contribuinte para uma sociedade cidadã;
• promover oficinas gratuitas de caráter artístico para crianças e adolescentes;
• instrumentalizar os educandos por meio das artes em geral.

Metas
Aproximadamente 30 alunos participam do projeto, atualmente.
Nossa grande meta é contribuir com qualidade. Sendo assim, a Casa Arte Cidadania visa aumentar o números de serviços, não de alunos inscritos.
Desde 1999, mais de 200 crianças e jovens, entre cinco e 16 anos, já participaram do projeto.

Os alunos não podem ter três (3) faltas consecutivas ou cinco (5) no total, isso para garantir a qualidade de partipação nas atividades, passeios, entre outros.
É interessante observar que alguns jovens não abandonaram o projeto após atingir a maioridade, e passaram para a condição de voluntários. Há exemplos de irmãos que frequentam o projeto juntos!

Atividades
As voluntárias também trabalham arte com as crianças. Desenho, pintura, dança, teatro, escultura e artesanato são algumas atividades que auxiliam no desenvolvimento criativo e intelectual.

Já foram criados cartões de natal (imagem), além de marcadores de livros, tapetes, murais de EVA e pregadores.

Há também atividades especiais como visitas a exposições culturais, proporcionando vivência enriquecedora às crianças. Normalmente, os alunos são levados à Bienal Internacional de São Paulo, Pinacoteca do Estado, Museu Paulista, teatros e até a uma fazenda no interior de São Paulo.

Necessidades
Estamos sempre buscando profissionais para reforço escolar, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros. Além disso, o projeto necessita de ajuda financeira para cobrir gastos com água, luz, aluguel, passeios, alimentação e demais atividades.
Qualquer pessoa com vontade e as tardes de sábado livres, pode ser voluntário na Casa Arte Cidadania!

Horário de funcionamento: aos sábados, das 14h às 17h.

Pode ajudar?

Entre em contato por e-mail.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: