Você sabia? Teatro!

19/09/2017 at 12:44 1 comentário

 

IMG-20170919-WA0004O teatro é fundamental para o desenvolvimento da criança. Os benefícios são incontáveis, mas citaremos alguns essenciais para mostrar a vocês o quão amplo é esse recurso lindo e prazeroso chamado teatro. Confira só:

  • Trabalha o lado emocional
  • Estimula a oralidade, expressão corporal e a leitura
  • Trata da cidadania e ética
  • Permite a criatividade e proatividade ao utilizar o improviso
  • Desenvolve a redação
  • Incentiva a leitura
  • Facilitador Social
  • Desenvolve autoconfiança
  • Organiza o pensamento

 

O teatro surge como instrumento educador desde a época do filosofo Platão. Utilizava-se textos literários e adaptavam a dramaturgia, possibilitando que analfabetos pudessem conhecer essas obras clássicas dos pensadores que construíam a cultura.

No Brasil, o teatro surge com Padre Anchieta e Padre Manuel da Nóbrega com caráter didático e pedagógico catequético e jesuítico. Só na década de 70 a modalidade infantil passa a ser vista como atividade artística.

Segundo Arcoverde “o teatro tem a função de mostrar o comportamento social e moral, através do aprendizado de valores e no bom relacionamento com as pessoas”. Isto se dá ao passo que ao desempenhar nossos papeis sociais em casa, no trabalho, na escola, como mãe, pai, aluno, filho, professor, chefe estamos assumimos personagens sociais reais. Ou seja, “A atuação é o meio pelo qual nos relacionamos com o outro”.

 

A arte é necessária, é uma linguagem que mostra o que há de mais natural no homem; através da qual é possível verificar, até mesmo, que o homem pré-histórico e o pós-moderno não estão distantes um do outro quanto o tempo nos leva a imaginar. A arte é baseada numa noção intuitiva que forma nossa consciência. Não precisa de um tradutor, de um intérprete. Isso é muito diferente das línguas faladas, porque você não entenderia o italiano falado há quinhentos anos, mas uma obra renascentista não precisa de tradutor. Ela se transmite diretamente. E essa capacidade da arte de ser uma linguagem da humanidade é uma coisa extraordinária (OSTROWER, 1983).

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Devo participar da vida escolar dos meus filhos?

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


A Casa Arte Cidadania comemora
18 ANOS de atividades em 2017.
Muitos são e foram os voluntários que trabalharam com as crianças e os adolescentes, ministrando aulas de pintura, artesanato, dança, teatro, leitura, fotografia e reforço escolar.

Alguns de nossos alunos que frequentaram
o projeto estão graduados e hoje desempenham seu papel cidadão sem esquecer do lado social que desenvolveram no Arte.

Parabéns!

NECESSIDADES:

Estamos sempre buscando profissionais para reforço escolar, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros. Além disso, o projeto necessita de ajuda financeira para cobrir gastos com água, luz, aluguel, passeios, alimentação e demais atividades. Qualquer pessoa com vontade e as tardes de sábado livres, pode ser voluntário na Casa Arte Cidadania! Entre em contato e saiba como ajudar!
setembro 2017
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

nº de acessos

  • 12,153 hits

%d blogueiros gostam disto: